Uma grande festa da Música Popular Brasileira animou a Serra Gaúcha, na segunda-feira (dia 18) à noite. Dezenas de artistas participaram da abertura da Festa Nacional da Música, em Canela, um dos maiores eventos do gênero da América Latina. Na plateia e no palco do hotel Laje de Pedra muitas estrelas da MPB. Em 2010, 18 homenageados receberam troféus, entre cantores, produtores musicais, empresários e executivos de gravadoras.
Uma das participações mais empolgantes foi a do tenista Gustavo Kuerten. O atleta foi a primeira personalidade brasileira ligada ao esporte homenageada na festa. Sempre bem-humorado, Guga arriscou a voz no microfone. Num dueto improvisado, ele cantou ao lado do saxofonista George Israel a música Brasil, do saudoso Cazuza. Depois, ao receber o troféu das mãos do amigo Fagner, cantou mais duas músicas: Revelação e Borbulhas de Amor. “Viajei por muitos lugares do mundo. Mas a música brasileira é a melhor de todas”, elogiou.
Outro momento marcante da noite foi a entrega do troféu ao presidente da Som Livre, Leonardo Ganem. Depois de agradecer, o executivo anunciou um presente da gravadora à plateia. Pela primeira vez, o público pode conferir juntos no palco o cantor Michel Teló e a dupla Maria Cecília e Rodolfo. Entre lágrimas, ela lembrou as dificuldades, o preconceito e o início da carreira. “É um prazer estar aqui em meio a gente tão maravilhosa da música brasileira”, disse a cantora sertaneja.
Outro sertanejo a fazer sucesso foi a dupla César Menotti & Fabiano. Os irmãos se divertiram no palco cantando dois de seus maiores sucessos, Leilão e Ciumenta, depois de receber o troféu da cantora Fafá de Belém.
A sensação da noite ficou por conta dos meninos do Restart. Aclamados por dezenas de fãs, o quarteto mostrou simpatia. “Viemos humildemente mostrar a nossa música. Obrigada por terem nos convidado. A gente até tá nervoso”, disse Pe Lanza. Para alegria das fãs o grupo cantou um dos seus sucessos, Levo Comigo.
Sempre alegre, a cantora Sandra de Sá entregou o troféu ao compositor Carlos Colla, autor de mais de duas mil músicas, incluindo canções gravadas pelo rei Roberto Carlos. Em retribuição, Colla cantou com Sandra de Sá o hit Bye, Bye Tristeza, e depois emendou sozinho trechos de vários de seus sucessos, como Falando Sério, Verdade Chinesa, Sonho por Sonho. “Palco é para cantor, eu fico nervoso”, brincou.
Nando Cordel esbanjou alegria. O compositor pernambucano lembrou que começou a carreira na Festa Nacional da Música, em 1981, com o lançamento do disco compacto Flor de Cheiro. “Essa homenagem me emociona muito”, disse. A entrega foi festejada com um pout pourri de suas principais composições. Nando Cordel cantou Isso Aqui Tá bom de Mais, sucesso na voz de Elba Ramalho; e Hoje é dia de Folia. Na música Gostoso Demais, o compositor teve a participação inusitada do integrante do CQC Rafael Cortez, que deu uma “forcinha” para o homenageado ao dividir o microfone com ele.
No samba, Arlindo Cruz é um mestre. Depois de receber o troféu, ele presenteou a plateia com um pocket show. Ao lado do filho, Arlindinho, cantou sucessos do ritmo mais popular do Brasil.
Outro destaque foi o sempre alegre The Fevers. Com suas músicas que marcaram gerações nestes 45 anos de estrada, Liebert Ferreira, Luiz Cláudio, Miguel Ângelo, Rama e Otávio Monteiro embalaram a plateia ao som de grandes sucessos, como Mar de Rosas, Elas por Elas e Agora eu Sei. Os homenageados Pepeu Gomes e Armandinho deram um show guitarra no palco ao receberem seus prêmios. Este último recebeu o troféu do cantor e ator Maurício Mattar.
A homenagem mais emocionante da noite foi a do produtor musical Armando Pittigliani. Com 60 anos de trabalho dedicado à MPB, ele contou que o troféu foi sua primeira homenagem na carreira. “Vir a esta festa sempre foi um prêmio, agora ser homenageado é muita emoção”, disse Pittigliani com a voz embargada.
Entre os gaúchos, Nelson Coelho de Castro recebeu a homenagem do produtor Ronaldo Bastos. “É uma honra muito grande estar aqui. Participo da Festa desde a primeira edição’, lembrou.
Veja o video:
2 comentários:
pe lanZA chamo layla amo muito voce nao posso ir no seus show mais voce e a razao do meu vive tenho 9 anos beijos .
Amorzinho nao somos a BANDA RESTART e sim FÃNS ;)
bjos
Postar um comentário